» Ferramenta do Viver: A comunicação «
Comunicação poderia ser definida como o simples ato de expressar-se pedindo, afirmando ou perguntando, mas tamanha limitação não preenche o vácuo existente, pois, a comunicação varia demasiadamente de acordo com a situação e intenção. É um dos primeiros dons a recebermos e um dos últimos a perdermos. Fazemos uso dela desde pequenos e ainda assim não somos capazes de domina-la plenamente, portanto, pode-se classifica-la como mais uma ferramenta do viver, assim como a dor, de difícil domínio, porém, podendo tornar-se benéfica ou não a partir do seu uso.
✖
A comunicação implica na seleção e ordem das palavras para constituir uma frase composta de orações que tendem a transmitir idéias, desejos e sugestões, assim como ofensas e contradições, pelo simples tom de voz e gesticulações do corpo material. O que pode parecer fácil na teoria torna-se um desafio na prática pela complexidade do ato. Não há necessidade de exemplificação, basta observar o seu cotidiano: Nem tudo o que é pedido é alcançado, muitas vezes pela má formulação do pedido; Nem tudo o que é sentido é verbalizado ou expressado, frequentemente pela complexidade do sentimento etc.
✖
Entretanto, quero ressaltar que a comunicação não exige a verbalização como fonte, ainda que mais precisa. Afinal, há tanto a ser filtrado, mantido para si mesmo e outras vezes calado que o silêncio pode acabar comunicando-se por si só. Às vezes, há muito a ser ouvido e pouco a ser dito. Mas, sempre, ênfase em sempre, a comunicação fala por si só sem o uso de palavras apenas por atitudes. Então, quando te disserem que uma atitude vale mais que mil palavras... Acredite! Melhor que bem falado é bem feito.
0 concepções:
Postar um comentário