quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A décima quinta postagem

Frustração ☠

Não há fuga para um sentimento inevítavel como a frustração, o que dirá resolução para o que é predestinado, resta apenas aprender a lidar com a mesma sem aderir a um comportamento passivo-agressivo, o qual você passará a se menosprezar e julgar as pessoas como erradas por cobrarem demais de você, e isso pode acontecer até mesmo inconscientemente. Durante a vida, é natural adquirirmos cicatrizes e feridas com nossas inúmeras experiências, porém, nem sempre é possível aceitar que tal cicatriz nunca voltará a ser uma ferida e que o passado permanecerá onde está.

A frustração pode se manisfestar diante e após várias situações e impulsionada pelo negativismo pode até mesmo tornar-se um ressentimento desnecessário e sem sentido. Não alcançar o objetivo almejado, sob o qual é criado expectativas, causa frustração. Mudanças repentinas de planos também. Todavia, a inexistência da mesma é opcional, queiramos ou não, podemos lidar com o surgimento da frustração nos primeiros momentos e trabalhar psicologicamente para que não haja nenhum prejuízo interior ou exterior.

Aceitar a dor da perda, a partida de alguém, a falha de planos... É tudo flexivelmente fácil de lidar quando conseguimos deixar de lado expectativas e suposições para encarar a situação em si. Tal situação está acontecendo e é preciso lidar com isso agora para depois, opcionalmente, entender o motivo que desencadeou tal sequência de acontecimentos. Simples. É possível inverter a ordem dos fatores, porém, o tempo gasto em busca de um por quê pode ser determinante para o desenrolar do conflito que esteja ocorrendo.

Lidar com tantas emoções às quais estamos vulneráveis é uma lição para a vida inteira e um pouco mais. Ainda que teoricamente sejamos capazes de dizer como lidariamos diante de determinada situação, na prática, pode ser diferente. A reação pode ser outra e a frustração inevitável. A vida até poderia ser comparada a uma escola, se todas aulas dessa escola fossem práticas e não teóricas.

♪ Recomendação musical ► http://www.youtube.com/watch?v=VNWcRoMeurQ&feature=related ♪

0 concepções:

Postar um comentário